OLHO VIVO NO SEU CONTROLE DE ESTOQUE!
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Tudo isso e muito mais está acontecendo agora.
Quem sabe.
GARÇOM, o cardápio.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
A boa e má notícia sobre marketing mobile.
A popularidade dos smartphones e celulares está crescendo vertiginosamente, e sua importância como ferramenta de marketing não pode ser contestada. Darei dicas como você pode explorar o potencial do celular para construir ou fortalezer sua marca.
Tenhos boas e más notícias. As boas notícias? Celular é um ótimo instrumento de marketing mobile. Segundo a empresa de serviços de marketing LISTRAK, há mais de 270 milhões de telefones celulares em uso nos Estados Unidos e 100 bilhões de mensagens de texto são transmitidas e recebidas cada mês, tornando o celular a mais popular maneira para comunicar.
O GOOGLE atribui 1 bilhão de dólares em receita em anúncios, e as vendas de coupons telefônicos ultrapassarão U$ 300 milhões globalmente, segundo a empresa de pesquisas JUPITER.
As más notícias? Célular ainda é um ambiente desafiador. A alta penetração e uso de celular significa que há muita bagunça e competição.Marquetiros gastaram U$ 790 milhões em marketing mobile em 2010, mais de 160% em relação a 2009, cita a empresa de pesquisa junto aos meios de comunicação BIA / KELSEY. Isto é muito publicidade para superar.
Saque esta: Segundo o site de notícias e informações 148APPS, há quase 400.000 assinaturas abandonadas na reserva de Iphones. 95% destas assinaturas nunca foram usadas após o primeiro mês, dados da PINCH MEDIA. O que tem os marqueteiros a ver com isto? Com taxas de respostas 20 vezes mais altas que a mala direta ou propaganda impresa e com as conexões pessoais que as pessoasestão criando com seus telefones, celular é uma “mina de ouro” para ser ignorada. Todavia, simplesmente conhecer FOURSQUARE CHECK INS(localizadores baseados em geolocalizações), BLASTIN COUPON TEXTS(aplicativo de envio de mensagens) e fazer STORE LOCATOR APPS não é suficiente para sustentar-se o mercado.
Celular pode ser muito mais que uma estratégia promocional de marketing. Ele pode ser usado para agregar valor a sua marça, valorizar a experiência do cliente e diferenciar você de seus concorrentes. Em outras palavras, você pode usar o celular para alavancar ou construir uma marca forte.
Aqui estão cinco dicas para desenvolver o total potencial do celular na construção e desenvolvimento de sua marca:
- Forneça completas e confiáveis informações. Os exigentes clientes de hoje querem mais informações sobre seus produtos, tais como: Origem dos ingredientes, valores nutricionais, estória da gastronomia,etc…Forneça farto acesso a receitas e maneiras de preparação e conte para eles a estória de sua marca e o compromisso que tem com a comunidade. este tipo de informações compartilhadas faz com que o cliente sinta-se como parte de sua marca e estimula a criação de laços emotivos.
- Construa uma marca comprometida com a comunidade. Muitas pessoas curtem trocar dicas e recomendações com outras, e o celular permite esse tipo de compartilhamento quando ele é mais necessário- QUANDO AS PESSOAS ESTÃO DECIDINDO QUAL RESTAURANTE VISITAR e quando estão ESCOLHENDO O QUE PEDIR. Com um aplicativo que integre um website de fácil acesso e as funções conversacionais do facebook, por exemplo, os proprietários de restaurantes podem acompanhar os lançamentos dos varegistas através de sites especializados, assim como habilitar seus clientes a colher informações junto a seus amigos no próprio restaurante. Imagine seus clientes usando seus próprios celulares para pequisar seus itens favoritos num Menu ou escolher suas guarnições… Sua marca tornar-se-a parte desse universo conversacional e eles tornar-se-ão fans de seu estabelecimento e de sua marca.
- Descompleque as transações de seu estabelecimento. No início deste ano a STARBUCKS introduziu o pagamento das contas de seus clientes por celular, através do qual,estes, fazem seus pagamentos simplesmente mostrando um código próprio presente na tela de seus celulares. O código é lido por um scanner e a despesa é deduzida da conta do cliente.A SONIC DRIVE – IN está testando um dispositivo chamado ON THE GO PROGRAMME, no qual os clientes podem fazer seus pedidos através de seus smartphones e pegá-los diretamente na janela do drive-thru. Sistemas de auto-procura e pagamentos são uma opção para restaurantes de auto-atendimento por exemplo. Com estas novas tecnologias dispostas nos celulares, a velocidade no atendimento e, consequente, queda na insatisfação dos clientes, a preferência pela marca cresce.
- Estabeleça relacionamentos duradouros com seus clientes. Não precisa criar complicados softwares de ralacionamentos, basta uma simples mensagem de texto para se conectar com seus clientes, fazer pesquisas, encorajar críticas…
- Forneça serviço de atendimento a seu cliente. Celular também é ideal para fornecer serviços de atendimento a clientes.
O uso do Mobile marketing deve ser conduzido pelos objetivos comerciais e integrado a uma abordagem para reter e manter o cliente. Essa ferramenta tem que também se adequar ao objetivo do estabelecimento. Possivelmente, o celular não será a melhor maneira de atingir seu público alvo se eles não usarem regularmente seus aparelhos.
Por fim, devemos levar em consideração o sigilo das informações e a segurança do ambiente virtual, pois, toda informação via marketing precisa ser confiável.
Tradução de texto: Gourmethood.
Fonte: Denise Lee Yohn / QSRs marketing guru.
Fisiologia do cliente apaixonado
Contam que quando você se apaixona a imagem da pessoa amada já estava em sua memória mesmo antes de você conhecê-la, pois, supostamente, a temos idealizada. Talvez, ocorra parecida sensação quando nos apaixonamos ou nos atraimos por um restaurante.
Quando vamos a um restaurante pela primeira vez carregamos expectativas. O somatório desses pontos resulta no que consideramos se o restaurante ideal. Cada cliente é único, possuindo pontos diferentes. A arquitetura do local, o ambiente familiar, o design dos objetos, a comida, os serviços…todos são pontos idealizados. Se em determinado momento a maioria desses pontos são alcançados pela casa no universo idealizado pelo cliente, PIMBA! nascerá um cliente apaixonado.
Seguramente, é assim que começa a fidelidade do cliente, a partir do “despertar” da imagem mental idealizada por este. Porém, tal tarefa não é fácil de ser realizada. Fazer com que essa paixão aflore é o grande desafio dos gestores. Acordar o maginário idealizado, seduzir, conquistar o paladar, alcançar o êxtase gastronômico, superar as expectativas…são tarefas a serem executadas e estudadas exaustivamente pelos gestores ao longo do relacionamento com seus clientes, objetivando um namoro duradouro e fiel. Contudo, recorde: cada cliente é único. Há aqueles que são fieis, nos delegando maior atenção, aqueles que são potencialmente fiéis e que temos que ainda conquistar por inteiro e há aqueles que já não nos são mais fiéis e que devemos esquecê-los.E, também há tempos de crise no relacionamento. Momento temido e perigoso, no qual os pilares da relação balançam. Nesse, o trabalho do gestor é ainda mais intenso –Ufa! a fidelização do cliente pode até ser fácil, mantê-los ao nosso lado por um longo tempo é que é difícil. O cliente é um amante que quer provas de seu amor, têm natureza infiel e exige muita atenção, todavia, lhe proporcionará grandes alegrias.
Lamentavelmente, o que acontece é que a maioria dos gestores tendem a esquecer seus clientes logo após tê-los conquistado.
Analise constantemente a relação de sua casa com seus clientes.
Redobre a atenção durante a fase inicial do “namoro”, fase em que você precisa convencê-lo de suas qualidades.
Procure saber o por que do “fim do namoro” com alguns clientes, evitando cometer os mesmos erros com aos atuais clientes enamorados.
Se esforce a cada dia para que o cliente volte ao seu estabelecimento por estar apaixonado pelo lugar e não por simples razões, tais como: Por estar próximo a residência dele ou pela rotina de trabalho,etc…E nunca se esqueça: Uma pessoa apaixonada é monogâmica e só falará virtudes de seu parceiro, e não fará outra coisa senão pensar em seu amado.Pois bem, um cliente apaixonado fará o mesmo pelo seu estabelecimento, sendo seu maior propagandista.