O cliente veio. Comeu. Pagou. Foi embora. E agora! O que fazer?
Graças a meu empenho laboral e as "benção" de meu "Paitrocinador" tive e tenho a oportunidade de frequentar bons restaurantes em minha cidade. Contudo, entro e saiu desses e nunca vivenciei uma experiência pós-venda. A comida boa, um bom atendimento, ambiente agradável... tal percepção, vivi nesses. Porém, saibam Donos de Restaurantes nunca fui um cliente fiel a nenhum daqueles. Porquê? Por que esses estabelecimentos em momento algum me fizeram sentir parte de seus mundos, ser importante para seus sucessos. Sou apenas números...uma estatística.Sendo assim, poucas vezes retornei mais de duas vezes àqueles lugares.
Uma simples e boa ferramenta para evitar tal sentimento em seus clientes é o Pós-venda.
Se você souber administrar a relação que mantém com seus clientes ou criá-la, eles tenderão a serem leais, e, de quebra, sempre lembrarão de seu estabelecimento ou de sua marca como um bom momento vivenciado.
O pós-venda é fácil de ser feito. Construa um banco de dados de seus clientes(utilize o PowerPoint) crie uma comunidade virtual...enfim, construa "laços de amizade" com seus clientes, não faça com que ele se sinta "como a nuvem que passa". Ele pertence a casa.
Um cliente insatisfeito poderá ser reconquistado por meio de um trabalho de pós-venda. Agora, um ex-cliente, dificilmente, retornará a seu estabelecimento. E você, jamais, saberá o por que.Então, vamos ao trabalho.
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