Contam que quando você se apaixona a imagem da pessoa amada já estava em sua memória mesmo antes de você conhecê-la, pois, supostamente, a temos idealizada. Talvez, ocorra parecida sensação quando nos apaixonamos ou nos atraimos por um restaurante.
Quando vamos a um restaurante pela primeira vez carregamos expectativas. O somatório desses pontos resulta no que consideramos se o restaurante ideal. Cada cliente é único, possuindo pontos diferentes. A arquitetura do local, o ambiente familiar, o design dos objetos, a comida, os serviços…todos são pontos idealizados. Se em determinado momento a maioria desses pontos são alcançados pela casa no universo idealizado pelo cliente, PIMBA! nascerá um cliente apaixonado.
Seguramente, é assim que começa a fidelidade do cliente, a partir do “despertar” da imagem mental idealizada por este. Porém, tal tarefa não é fácil de ser realizada. Fazer com que essa paixão aflore é o grande desafio dos gestores. Acordar o maginário idealizado, seduzir, conquistar o paladar, alcançar o êxtase gastronômico, superar as expectativas…são tarefas a serem executadas e estudadas exaustivamente pelos gestores ao longo do relacionamento com seus clientes, objetivando um namoro duradouro e fiel. Contudo, recorde: cada cliente é único. Há aqueles que são fieis, nos delegando maior atenção, aqueles que são potencialmente fiéis e que temos que ainda conquistar por inteiro e há aqueles que já não nos são mais fiéis e que devemos esquecê-los.E, também há tempos de crise no relacionamento. Momento temido e perigoso, no qual os pilares da relação balançam. Nesse, o trabalho do gestor é ainda mais intenso –Ufa! a fidelização do cliente pode até ser fácil, mantê-los ao nosso lado por um longo tempo é que é difícil. O cliente é um amante que quer provas de seu amor, têm natureza infiel e exige muita atenção, todavia, lhe proporcionará grandes alegrias.
Lamentavelmente, o que acontece é que a maioria dos gestores tendem a esquecer seus clientes logo após tê-los conquistado.
Analise constantemente a relação de sua casa com seus clientes.
Redobre a atenção durante a fase inicial do “namoro”, fase em que você precisa convencê-lo de suas qualidades.
Procure saber o por que do “fim do namoro” com alguns clientes, evitando cometer os mesmos erros com aos atuais clientes enamorados.
Se esforce a cada dia para que o cliente volte ao seu estabelecimento por estar apaixonado pelo lugar e não por simples razões, tais como: Por estar próximo a residência dele ou pela rotina de trabalho,etc…E nunca se esqueça: Uma pessoa apaixonada é monogâmica e só falará virtudes de seu parceiro, e não fará outra coisa senão pensar em seu amado.Pois bem, um cliente apaixonado fará o mesmo pelo seu estabelecimento, sendo seu maior propagandista.
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